Estado da Educação ?? “…e depois?”


Pequena Introdução:
Nesta pequena exposição, o que pretendo é simplesmente divagar e ordenar um pouco, alguns conceitos e reflexões apreendidas ao longo da minha experiência como professor, educador e formador.
Tendo tido a feliz possibilidade de leccionar em quase todos os patamares do aprendizado de um aluno, desde o ensino básico de nível 1 até aos anos de faculdade em apoio às cadeiras de Geometria Descritiva, passando pelos anos difíceis do secundário, tive a oportunidade de tentar entender a mente do aluno, comparando assim o meu próprio percurso como estudante e praticante de diversos métodos de estudo e entendimento.
Talvez as minhas idéias não sejam originais, mas são seguramente um esforço de documentar experiências e, ao mesmo tempo, procurar falhas e lapsos, que irão seguramente orientar um possível futuro trabalho de tese, ou então beneficiar colegas ou mesmo constatar estas experiências e usar estas idéias no pólo da comunicação multimédia. Com toda a certeza que tudo está ligado, e se um melhor entendimento do raciocínio humano for conseguido, nesta nossa vida, onde tudo é comunicação, seremos seguramente beneficiados.
Espero que as palavras que se seguem, não sejam olhadas com desconfiança, mas sim, como um pequeno relato de uma idéia que se venho desenvolvendo aos poucos.
E desta forma exposta, faço-a vir ao de cima, ficando sensível a criticas e sugestões.
 
Um Aluno pensava assim…
“- É frustrante… tanta matéria…não consigo seguir este ritmo!… Como vou conseguir estudar tudo isto, multiplicado por 9 disciplinas teóricas, praticar algum desporto que me mantenha a cabeça no lugar, e ainda desenvolver estes trabalhos de pesquisa para além dos trabalhos práticos??…è de Doidos.
– Será que ninguém entende o que se passa?
– Para que serve tudo isto…depois do testes, é para arrumar, esquecer…pouco fica.
– Que me interessa a mim que o átomo do cobre se vai casar?
– Que me interessa a mim que “x” pode ser uma variável?…
– De que é que vale se para o ano, já não me lembro de nada?.
– Simplesmente inútil…”
Pensava eu de que…
(exemplo de um momento de frustração do aluno)

1 Comentário

Filed under Exposições

One response to “Estado da Educação ?? “…e depois?”

  1. MTeresa

    Olá!
     
    Já vi por alto este espaço deveras completo…li ainda em diagonal mas como Professora há 36 anos gostei de ler o que vi…Prometo que vou ler com mais calma e se conseguir comentar de modo mais alargado. parabéns por este espaço e um afectuoso abraço
     
    M.Teresa

Deixe uma Resposta

